sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

novos exames

fizemos recentemente novos exames no Josué para verificar a taxa de glóbulos brancos e infelizmente continua baixa, mas para glória  honra de Jesus, isto não tem afetado em nada a vida dele, é um milagre todos os dias a vida do nosso filho, assim como o sopro que ele tinha, o caso era grave, mas por quase três anos ele conviveu com este sopro e nunca precisou tomar medicamentos, nunca teve nem um tipo de complicação, até fazer a cirurgia, quando tudo passou...Deus sempre operando milagres na vida do Josué, só posso agradecer a Ele sempre!

aprendendo a ser mais independente

a criança por si só precisa ser estimulada todos os dias para desenvolver seu potencial e a criança com síndrome de down não é diferente, precisa ser um pouco mais estimulada mas tomando o cuidado para não levar ela a exaustão ou irritação, porque o Josué é assim, você percebe que ele está exausto quando fica irritado, dai é melhor parar um pouco e retomar outro dia se for possível. Mas não podemos nos limitar deixando que eles só façam o que aparentemente parecem dar conta de fazer, a criança down tem muito para oferecer, sao muito perceptivos e receptivos, podem mais do que geralmente acreditamos. O estímulo é essencial para eles desenvolverem e chegar num degrau a mais da vida. Nunca tivemos medo de exigir um pouco mais do Josué porque acreditamos que ele podia mais e de fato ele sempre deu mais de si quando o desafiamos. a professora do AEE nos disse que eles aprendem através da rotina, precisamos estipular horário para as atividades, sejam elas quais foram, estudar, fazer tarefas escolares, comer, tomar banho, assistir televisão, jogar video game, passear, orar,, e é verdade. O resultado é sempre maravilhoso!


arrumando sua própria cama

domingo, 1 de janeiro de 2017

mais um ano começando na vida do meu principe



ele e a irmã representando José e Maria no natal

tem "veia" artistica esses meninos

o ano de 2016 foi de muitos desafios! vencemos alguns, outros ficaram para 2017, ano de busca, reafirmação, autoconhecimento para meu filho e para nós enquanto pais e família. Desejo que neste ano eu e meu esposo tenhamos mais tempo para nos dedicar ao ensino dos nossos filhos, quero colocar ele em várias atividades porém que ele ame fazer, acredito que quando as crianças fazem o que gostam tem a chance de se desenvolver melhor em todas as outras áreas envolvidas no processo ensino aprendizagem! como a professora do AEE disse, ele tem apenas 6 anos, tem a vida inteira pela frente, não adianta querer cobrar dele algo que só terá maturidade em alguns anos para aprender e entender, É preciso ter paciência, acreditar neles e na gente mesmo, pois sim, tem horas que agente se cobra muito e se vê incompetente para ajudar nossos filhos!