quinta-feira, 7 de julho de 2016

POR UMA IGREJA INCLUSIVA!!


Inclusão hoje é um termo bastante usado pela sociedade em geral. É moda.
Ouvi-se muito educação inclusiva, esporte inclusivo e arte inclusiva, onde procura-se incluir pessoas com deficiência física, intelectual, com limitações físicas e de mobilidade em todas as esferas da sociedade tentando torná-lo um participante ativo dentro da sua realidade. Diante desta nova ideologia do politicamente correto, o mundo busca pela igualdade de direitos do ser humano, e diante disto penso que é tempo também de refletir por que não uma igreja inclusiva? Jesus Cristo nos deu um grande ensinamento quando disse na palavra de Deus que Ele não faz acepção de pessoas quer dizer, ele não trata diferente as pessoas porque são diferentes, trazendo para nossa atualidade poderíamos dizer que a palavra de Deus e a salvação é para todos sejam brancos, negros, amarelos, baixo, alto, rico, pobre, homem, mulher, criança, jovens, deficiente físico, pessoas com deficiência intelectual e física ou não.
Olho para as igrejas hoje e percebo que precisamos nos adaptar mais para tornar viável e possível o trânsito livre das pessoas com qualquer tipo de deficiência ou mobilidade física, você já observou a sua igreja? Ela tem rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldade de movimentação? Tem banheiros adaptados, e ainda vou mais fundo, possui alguém preparado para traduzir um culto em sinais, tem alguma Bíblia em Braile? Não coloco essa questão como crítica negativa, mas como uma forma de refletirmos se estamos cumprindo o nosso chamado de pregar o evangelho a toda criatura. O evangelho diz que a igreja é para todos, que Cristo é para todos que o querem receber, mas como conhecerão a Cristo se não há quem pregue de uma forma que entendam?
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?Romanos 10:11-14
Pensamos que essa passagem na Bíblia diz respeito às vidas não alcançadas pelo evangelho, mas às vezes penso que existe uma parcela grande da sociedade que não está sendo alcançada porque ninguém os enxerga ou está preparado para alcançá-los, alguém se importa?
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
                                                                                                        Marcos 16:15
Eu sou mãe de uma criança especial e posso afirmar que apesar de amar o evangelho e amar a igreja que estou, o que mais me tranquilizou quanto a minha permanência nela foi o carinho com que meu filho foi recebido e como tem sido tratado, com respeito. Ele se sente totalmente incluso junto com as outras crianças. Ouvi de uma mãe que saiu de uma igreja e foi para outra porque na igreja que passou a frequentar sua filha especial também tinha sido muito bem acolhida e se sentia totalmente inclusa nas aulas dadas pelas “tias” que pregavam o evangelho para os pequenos e posso compreender que muitas mães deixam de ir para a igreja por medo dos filhos serem rejeitados, outras não tem a mínima condição de levar o filho na igreja por falta de condução. Pode parecer uma desculpa mas não é, a cultura do ser diferente e não aceito ainda é muito vivo no nosso meio. Existem sociedades mais avançadas tecnologicamente e financeiramente onde os princípios de Deus são totalmente excluídos das suas leis e permitem a exclusão dos deficientes da sociedade e até o aborto para as crianças com possíveis limitações físicas ou intelectuais. Acredito que a falta de Deus na vida dessas pessoas as tornam limitadas espiritualmente, não compreendem mais o significado de amor que inclui, que aceita, que protege, que ampara, que ama, que acolhe. Quando soube que possivelmente teria um filho especial eu morava num desses países de “primeiro mundo”. Foi um choque muito grande para mim e para meu marido. Desesperamos-nos por um minuto. Choramos e no primeiro instante não acreditamos que tudo aquilo estava acontecendo conosco, estávamos num momento de muita entrega na obra do Senhor naquele país tão difícil de pregar o evangelho, e pela falta de sabedoria pensei que tudo aquilo era um castigo ou retaliação do inimigo para o que nos propomos a fazer para o Reino durante o tempo em que morávamos fora. E digo que o que nos ajudou e nos manteve de pé foi a nossa fé em Deus e a confiança em seus planos e também a igreja na qual estávamos, foi o apoio de nossos líderes que nos ensinaram que a partir daquele momento a nossa fé estava sendo elevada para o outro nível de dependência em Deus, as palavras de amor e força vinda dos nossos pastores nos ajudaram a passar por aquele tempo de tribulação. Viemos embora para o Brasil e recebemos também o apoio da nossa família, tivemos nosso filho que tem síndrome de down, é uma bênção em nossas vidas, posso ver o mover de Deus em sua vida em todos os detalhes. Passamos por várias tribulações com ele por causa da sua saúde antes fragilizada, o Josué passou por duas cirurgias, uma cardíaca de grande complexidade, mas o milagre aconteceu de tal forma que em 5 dias após a cirurgia ele já estava em casa brincando com seus primos, ele é um menino esperto e inteligente, saudável e o mais importante, já conhece a Deus, ama adorar a Ele, pregar o evangelho e orar. Seu relacionamento com Papai Cristo, como ele chama, é forte e verdadeiro, e isso nos deixa muito felizes pois é fruto da evangelização que recebe em casa e na igreja também. Ele ama tocar violão, teclado e bateria, no tempo oportuno queremos coloca-lo numa escola de música. Quem sabe surge aí um grande levita e evangelista do Senhor! Deus é quem sabe de tudo e só podemos como pais continuar orando para que o propósito de Deus se cumpra em sua vida. Mas se a igreja não for um lugar de inclusão dificilmente outras crianças, jovens e adultos irão se sentir acolhidos para conhecer a Palavra do Senhor e receber sua própria salvação através de Jesus Cristo.
Acredito num coisa somente: não importa como nascemos e de onde viemos, temos todo o direito de conhecer a Palavra de Deus, receber Cristo em nossas vidas e a chance de sermos transformados em Filhos de Deus:


Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:12,13

aqui disse que estava orando pelo papai!Amém!!

ofertando na igreja!

culto para as crianças

participando de uma apresentação das crianças na igreja! minha ovelhinha linda!

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Contagem de glóbulos brancos ou leucócitos baixa

Hoje fomos ao pediatra/geneticista e foi nos dito que o Josué está com a contagem de glóbulos brancos oscilando, ficamos preocupados mas também sabemos que a origem pode estar associada às constantes crises alérgicas que ele vem tendo.

"Os glóbulos brancos ou leucócitos têm um papel determinante no nosso corpo. São os responsáveis por defender o organismo de infeções e substancias estranhas que possam prejudicar a nossa saúde. Por isso quando a sua contagem diminui é necessário uma extensa avaliação médica para determinar a origem do problema. Em umComo.com.br explicamos-lhe algumas das principais causas da diminuição dos glóbulos brancos no sangue.





  • Possíveis causas para uma descida de glóbulos brancos


    As causas de uma descida de leucócitos são várias e podem dever-se a doenças comuns e simples, como por exemplo um simples gripe, ou a problemas mais sérios.
    - As infeções bacterianas, a gripe ou doenças como o sarampo ou a malária afetam a contagem de glóbulos brancos fazendo com que os mesmos desçam.
    - A anemia aplástica origina também uma descida dos linfócitos. Do mesmo modo que as patologias com o Lúpus ou insuficiências hepáticas.
    - Uma das doenças mais importantes relacionadas com a descida dos glóbulos brancos é a leucemia, quando o cancro afeta a medula óssea a produção destas células sanguíneas varia de forma substancial.
    - Uma descida de linfócitos pode indicar a presença do Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA, HIV, AIDS)
    - Os tratamentos de quimioterapia, bem como o uso de alguns fármacos também afetam a contagem de leucócitos.
  • Ir a um especialista

  • É provável que se lhe fizerem um exame de sangue no meio de uma gripe ou infeção a sua contagem de glóbulos brancos seja baixa. Mas apesar de parecer supérfluo é sempre importante que perante um exame de sangue que apresente valores alterados consultarmos um médico para fazer uma leitura adequada. Só um especialista pode determinar qual a causa da descida de leucócitos e qual o tratamento adequado, pois perante este quadro a nossa saúde está em risco uma vez que o corpo não está apto a defender-se das bactérias, fungos e organismos estranhos.
  • Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar."


  • Continuar lendo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-os-motivos-para-a-baixa-de-globulos-brancos-216.html#ixzz4BfHeT1hZ


    vamos fazer um novo exame de sangue e daqui a duas semanas vamos ver se está estável novamente! mas crendo que em Nome de Jesus  estará!!!

    PS. FIZEMOS OS EXAMES E GRAÇAS A DEUS ESTÁ TUDO NORMALIZADO AGORA É SO ACOMPANHAMENTO MESMO DE ROTINA! DEUS É FIEL!

    quinta-feira, 9 de junho de 2016

    Lendo e aprendendo



    Finalmente comecei a ler um livro indicado por uma mãe especial, e confesso fiquei pensando por que não li antes, mas sempre é tempo, mas digo as mães e pais que receberam este presente de Deus como o filho especial, busquem ler muitos livros (e BLOGS)  de ajuda e sobre como podem se ajudar nesta tarefa que é ensinar seus filhos que irão requerer um cuidado a mais. O Josué se desenvolve muito, porque no começo nos dedicamos muito a ele neste processo, mas preciso melhorar mais no conhecimento sobre ele para ajudá-lo mais. Porque cada dia surgem novos desafios e é preciso se preparar antecipadamente, assim fica mais leve, menos ansioso, e mais produtivo o tempo que estiverem juntos. A criança, não só especial, aprende no dia a dia, e as crianças especiais vão progredir mais se o dia a dia delas tiver um significado maior que é proporcionar aprendizado em todos os momentos que elas tem de vida, até dormindo elas aprendem sabia? eu aprendi isso. Crianças com o cérebro lesado, termo usado no livro que estou lendo, precisam de um estimulo a mais para se desenvolver como as outras crianças, seja físico ou intelectualmente, seu cérebro precisa receber uma carga diária de ensinamentos bem maior que as demais, para ativar seus neurônios, sua capacidade motora, visual, etc... como no livro fala, não podemos perder tempo, pois ele para nós é o inimigo, não a lesão cerebral dos nossos filhos.
    Indico este livro do Dr. Veras, muito bom, e abriu minha mente para muitas coisas que não entendia sobre o cérebro das crianças com síndrome de down.

    terça-feira, 17 de maio de 2016

    Mães mais fortes

    Hoje conversando com um grupo de mães especiais, chegamos a conclusão sobre o quanto é importante viver nossa dor e nosso luto quando recebemos a notícia que nossos filhos eram especiais, porque passamos por um processo natural de perda do filho idealizado, e a tomada de decisão de seguir em frente aconteceu mais rápido porque nos damos esse direito de viver esta dor, não foi rejeição ao nossos filhos, foi rejeição a síndrome. Mas a aceitação teve que acontecer porque a síndrome é um fato concreto na vida deles e tem que ser na nossa também. Isso nos tornou mais preparadas, sem correr o risco de mais tarde cair na armadilha de diante de alguma dificuldade viver este luto tardiamente o que prejudicaria em muito na ajuda e no apoio necessário que eles precisarão de nós pelo resto da vida.

    Assusta no começo, mas depois percebemos que muitas bênçãos vêm também com a chegada deles na família, todos mudam, todos amadurecem e todos crescem um pouco a cada dia. Aprendemos a sermos mais tolerantes, mais prestativas, menos egoístas, mais compreensivas, mais solicitas, mais fortes!

    Aulas de dança

    O Josué começou mais uma atividade física, está fazendo aulas de balé, que irão ajudar na disciplina e na postura, ele tem um pequeno desvio na coluna, pois fica muito encurvado, ele é relativamente alto, a altura dele está um pouco acima da média para crianças com síndrome de down e é magro, isso facilitou com que desenvolvesse este desvio. O projeto é muito bom, foi fundado a pouco tempo por uma professora de dança que resolveu montar um grupo de crianças com síndrome de down para dar aulas de danças variadas. Em breve colocarei fotinhas deles aqui para mostrar como ele está!

    segunda-feira, 18 de abril de 2016

    mudança de comportamento

    Nos últimos meses temos notado uma mudança no comportamento do Josué, e as vezes ficamos preocupados, mas confiantes que Deus tudo fará para que nosso filho seja feliz! Eu como mãe, que fico mais tempo com ele em casa, percebo uma certa agressividade que precisa ser trabalhada, ele quer muito ser independente, e temos nos empenhado o máximo que podemos para ajuda-lo nesse processo, mas as vezes ele fica muito nervoso por não conseguir fazer certas coisas ainda, ele tem muita dificuldade para falar as palavras completas, e por isso estamos buscando atendimento para ele com uma fonoaudióloga, para melhorar os relacionamentos, buscamos a equoterapia e psicoterapia, Esta semana ele começa aulas de dança, estilo livre, acho que ele vai amar pois já ama dançar em casa e na igreja. Solicitamos a diminuição da carga horária dele na escola regular, visto que ele ficava muito cansado e não rendia muito depois de certo horário. Procuraremos colocá-lo em atividades diversas extracurriculares para ajudá-lo a se desenvolver de maneira completa e saudável, mas com disciplina, pois o que mais observo nas crianças com SD como o Josué é que precisam de receber estimulo de forma regular e disciplinada, ele se apega a rotina e fica muito nervoso quando é quebrado o circulo, ele fica repetindo o tempo todo sobre aquela atividade e dizendo "vamos", especialmente se ele gosta da atividade, ou pelo contrário, entra num marasmo não querendo fazer nada.